imprensa@metabasemariana.com.br 22 de julho de 2025

Os trabalhadores aprovaram a proposta de escala 2×2 para atender a padronização pretendida pela Vale em todas as minas .
Na Assembleia Geral realizada pelo Sindicato foram submetidas as propostas de 2×2 e 3×3, sendo que a primeira obteve 62% dos votos dos trabalhadores, colhidos em urnas.
Democraticamente, a decisão da maioria prevalece sobre todos, mas fica claro que um contingente considerável teria outra opção, o que demonstra resistência do trabalho no turno sobre condições quase desumanas em sua jornada de 12 horas, numa atividade pesada como a mineração.
O Sindicato sempre critica o turno de 12 horas como uma jornada estafante e lembramos as contínuas reclamações e cobranças que fazemos da empresa para criar espaço de descanso, para que o sacrifício da atividade receba nova carga para enfrentar o “restante do batente”.
Os trabalhadores atendem as demandas da Vale de homogeneizar as jornadas, mas a empresa precisa também nos atender em condições básicas e humanizadas de trabalho.
MANUTENÇÃO EM RÁDIOS CONTRA O ISOLAMENTO
Para se ter ideia do enfrentamento pelo sacrifício de uma jornada de 12 horas, os trabalhadores precisam de um foco rigoroso, cumprindo normas internas como “regras de ouro” e outros monitoramentos para cobrarem produção.
Exatamente para quebrar o estresse e a ansiedade no isolamento no trabalho, os trabalhadores estão reivindicando que a Vale promova o conserto de rádios danificados há muito tempo, sendo a música nas AMs e FMs uma forma de não sentirem-se sozinhos durante a longa jornada noturna.