.: Notícia:.

 

Negociações
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO MARCA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO COM A SAMARCO
sem imagem

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) através do Desembargador 1º Vice-Presidente, Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, designou para o dia 4 de novembro, às 14h30, audiência de tentativa de conciliação entre os trabalhadores, através do METABASE MARIANA, e a Samarco, para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2021.

O pedido de conciliação foi requerido pelo Sindicato, com o fechamento do diálogo pela Samarco, após a rejeição pelos trabalhadores de contraproposta qualificada pela empresa como final para ajustar o Acordo Coletivo de Trabalho, sem contemplar reivindicações da categoria, sobretudo em termos de reajustes de salários e cláusulas econômicas, apesar de ter represado os salários entre 2015 e 2020, sem qualquer atualização monetária.

A empresa, lamentavelmente, não teve em relação aos seus próprios trabalhadores uma política de sustentabilidade social, como fez com indenizações a todas as pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues. Os trabalhadores foram severamente penalizados e deram crédito ao compromisso da empresa em recuperar o valor real dos salários, promessa que agora se nega a cumprir.

O METABASE MARIANA participará com seu corpo jurídico da audiência, em que esperamos uma conciliação positiva, que possibilite uma nova proposta justa e suscetível de aprovação pelos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho 2021.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA EMPRESA

O Sindicato participou da assembleia de constituição do Comitê de Credores da Samarco, para tratar do processo de Recuperação Judicial da empresa.

Conseguimos eleger como nossos representantes no Comitê, o diretor do Sindicato, Sérgio Alvarenga de Moura, e do advogado, Edimar Cristiano Alves.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial