.: Notícia:.

 

Negociações
DIREÇÃO DO SINDICATO REALIZOU REUNIÕES COM O PASA E DE PRÉ-NEGOCIAÇÃO DO ACORDO ESPECÃFICO
sem imagem

O METASE MARIANA realizou na última terça-feira, 18 de fevereiro, uma reunião com a Vale, em um “Fórum Pré-Negociação” do Acordo Coletivo de Trabalho Específico e também com o presidente do PASA, Ricardo Gruba, com a presença de diretores da base do Sindicato.

ACORDO ESPECÍFICO


No “Fórum Pré-Negociação”, os representantes da empresa abordaram uma conjuntura de dificuldades enfrentadas pela Vale no mercado mundial de mineração. Indicam que a Vale caiu da posição de 4ª para 14ª posição no ranking mundial das mineradoras. A situação estratégica da Vale para enfrentar a concorrência das empresas mineradoras seria uma política agressiva de corte de custos, exigência que afirmam pretender realizar através de um diálogo com os trabalhadores. Segundo eles, trabalham internamente para que as medidas contra os custos não reflitam nas conquistas da categoria em acordos coletivos.


O Sindicato entendeu o recado ameaçador e contrapôs com a necessidade de reparação de postura da empresa, a começar pelo cumprimento dos direitos que ela mesma assina e estabelece nos acordos coletivos. Vários problemas no trabalho e descumprimento de cláusulas de acordo criam um ambiente inseguro, que trazem sérias preocupações nos trabalhadores.


A categoria deverá encaminhar ao Sindicato todas as questões para discussão e negociação no Acordo Coletivo Específico. As reivindicações devem ser encaminhas pelo e-mail pautavale@metabasemariana.com.br

MELHORIAS NO PASA


Os gestores do PASA se reuniram conosco, seguindo as reuniões habituais através do “Conselho Consultivo”, criado a partir do último acordo coletivo nacional.
Apresentamos ao presidente do PASA os problemas enfrentados pelos trabalhadores e familiares em nossa base, principalmente em relação à rede credenciada, de médicos para procedimentos especializados e atendimento odontológico. Foi muito reclamada também a demora na tramitação de autorização de procedimentos pelo PASA, que a instituição atribuiu em atraso no envio dos pedidos pelos próprios médicos.
Segundo o PASA, o novo sistema que substituiu o antigo já roda sem os problemas ocasionados no período de instalação, que passou a exigir um treinamento funcional dos atendentes na rede conveniada.
Ricardo Gruba, presidente do PASA, lamentou o atraso da clínica com inauguração em Marianas prevista agora em março, mas garantiu que a conquista se concretizará ainda neste primeiro semestre.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial