Foi com muita satisfação e orgulho que o sindicato METABASE MARIANA recebeu das mãos do presidente da CUT Minas a verdadeira medalha da Inconfidência.
Nesse 21 de abril, data tão significativa de luta e resistência por liberdade e igualdade, o governador Zema pisava na memória dos inconfidentes, agraciando aqueles que hoje representam tudo o que eles lutaram contra no Século XVIII, agraciando com a maior honraria de Minas a medalha da Inconfidência aqueles que com certeza hoje são os algozes dos novos inconfidentes.
Tivemos a oportunidade de denunciar o turno exaustivo em que trabalhadores e trabalhadoras hoje estão submetidos dentro das mineradoras que por vaidade e crueldade se recusam a dialogar sobre uma possível mudança para aliviar o sofrimento dos mesmos. Denunciamos também sobre a terceirização em alguns setores e a automatização das operações.
Por fim, lembramos que o governador Zema, que recebeu bilhões da repactuação do crime da Samarco, nunca ouviu o sindicato que luta incessantemente para que o trabalhador Samarco seja reconhecido como atingido. A tragédia de Mariana se repetiu de forma muito pior em Brumadinho, com verdadeiro assassinato de trabalhadores. A Vale que reconheceu os trabalhadores de Brumadinho como atingidos, se nega em fazer o mesmo em Mariana, com sua habitual falta de sensibilidade pelo sofrimento de vidas humanas.
Contamos sempre com vocês os trabalhadores somando-se nas lutas do Sindicato!