Sindicato rejeita e condena a intenção de reduzir o valor real dos salários
Nos próximos dias deve ser anunciada a variação inflacionária de outubro e saberemos qual o INPC acumulado nos últimos 12 meses. A estimativa é que fique próximo de 6%, resultado de uma deflação maquiada com a politicagem de redução provisória de preços de combustíveis implementada pelo governo federal na véspera da eleição presidencial. A inflação real está lá dentro dos supermercados, com preços abusivos explodindo nas prateleiras.
Mesmo diante desta condição econômica assustadora que penaliza a população, a Vale teve o desplante de nos oferecer um reajuste salarial e de itens econômicos de nosso Acordo Coletivo em apenas 60% do INPC. Ou seja, se a inflação acumulada ficar em 6%, nosso reajuste seria de apenas 3,6%, UMA VERGONHA , desrespeito e conceito de nenhum valor que a empresa tem pelos trabalhadores.
O METABASE MARIANA já rejeitou essa indecência na própria mesa de negociações, nesta quinta-feira, 3 de novembro, e avisamos que não levaremos nunca uma proposta nociva desta para uma assembleia de trabalhadores.
Reiteramos também à empresa a necessidade de melhorar nosso plano de saúde, principalmente no credenciamento de mais prestadores de serviços e resgate da melhor condição de os trabalhadores adquirem medicamentos nos convênios de farmácia.
A empresa já agendou nova reunião de negociações para o próximo dia 10 de novembro, momento em que esperamos sensibilidade para que nos seja apresentada uma proposta justa e respeitosa a todos que trabalham com empenho e responsabilidade.