O METABASE MARIANA continua atento ao cumprimento pelas empresas dos direitos conquistados pelos trabalhadores em acordos coletivos de trabalho e também aos definidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Qualquer descumprimento sobre estes direitos, após tentar via negociação que eles sejam reparados, o Sindicato vem orientando o seu departamento jurídico a acionar a justiça, para garanti-los.
Novas ações começam a colher vitórias para os trabalhadores, agora em raclamações judiciais para resguardar o direito pleno ao adicional noturno. Estão em andamento na Justiça do Trabalho os processos em que o Sindicato METABASE MARIANA pleiteia o pagamento do adicional noturno na chamada “prorrogação da jornada noturna” (horário de 5 às 7 da manhã) para centenas de trabalhadores da Vale, que laboravam no turno de 6 horas no ano de 2018.
Foram distribuídos pelo METABASE MARIANA diversos processos, cada um com 10 trabalhadores de nossa base, sendo que a maioria dessas demandas atualmente encontra-se aguardando julgamento pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Alguns processos, porém, já estão em fase final e alguns trabalhadores já tiveram decisão judicial favorável, com trânsito em julgado. Nos próximos meses o Sindicato estará atualizando os trabalhadores envolvidos acerca dos andamentos das demandas.
Nestes primeiros processos vitoriosos, o Sindicato já está convocando trabalhadores para comparecerem em à sede da entidade, para receberem seus valores garantidos na Justiça.
COMPANHEIROS BENEFICIADO PELA AÇÕES DO SINDICATO:
- Adão Domingues Rodrigues
- Adelcio Zeferino dos Santos
- Ademar Geraldo dos Santos
- Adriana Emiliana de Oliveira Magalhaes
- Adriano de Oliveira Bitencourt
- Adriano Gorette Rodrigues
- Adriano Lopes Siqueira
- Adriano Moreira Brandão
- Adriano Renato dos Santos Figueiredo
- Ageu Pereira