.: Notícia:.

 

PLR
CATEGORIA DECIDE EM ASSEMBLEIAS NA VALE SOBRE MODELO DE PLR PARA 2022
sem imagem

O METABASE MARIANA realizará de 20 a 22 de dezembro as assembleias com todos os trabalhadores da base representada na Vale, para que discutam e decidam sobre a proposta da empresa para apuração da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) sobre o ano de 2022, para pagamento à categoria em 2023.

Nas negociações e apresentação da proposta patronal ao Sindicato ficou garantida a manutenção do modelo atual de PLR, que prevê um limite máximo de 7 salários de remuneração pelo direito. Seguem as mesmas regras atuais para apuração da PLR:

  • Valor a ser distribuído de 5,5% do Ebtida – IC (investimentos Correntes);
  • Metas por equipe;
  • Target de 3,5 salários;
  • Gatilho de 50% do Ebtida menos os Investimentos correntes;
  • Mesma fórmula de cálculo (Número de salários = Target x Resultado do painel de metas x Resultado do Fator Vale).

A Vale propõe, no entanto, um redutor da PLR de 5% sobre a PLR a ser recebida por trabalhadores que tiverem em 2022 “suspensão disciplinar do trabalho”. Inicialmente, a empresa queria que este redutor fosse de 10% e incidisse também sobre os trabalhadores que receberem “advertência disciplinar”, situação que poderia nos prejudicar seriamente, pois sabemos muito bem como agem algumas “chefias” quando não gostam de um companheiro e assédio moral se transformar em prejuízo financeiro.

Recusamos prontamente esta proposição das “advertências” e do índice alto de 10% como redutor. Esta proposta global, foi apresenta para o METABASE MARIANA e todos os demais sindicatos que representam trabalhadores na empresa.

Manifestamos à Vale nossa contrariedade ao redutor, mesmo diminuído, que representa uma dupla punição a trabalhadores suspensos, mas a empresa insiste que não seria justo que afastados disciplinarmente recebam a mesma PLR de quem cumpre suas responsabilidades no trabalho.

A proposta da empresa, definida como final, será submetida aos trabalhadores em assembleias a serem realizadas com todos os protocolos de proteção contra a Covid, para uma decisão da categoria.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial