.: Notícia:.

 

Data base
ACORDO PROTEGE OS DIREITOS EM TEMPO DE PANDEMIA E CRISE
sem imagem

Os trabalhadores tiveram uma participação histórica, em que demonstração seu elevado senso de responsabilidade e consciência, ao aprovarem por esmagadora maioria a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 com a Vale. A aprovação se deu por 89,2% em Brucutu, 87,12% em Água Limpa e 81,15% no Complexo Mariana.

NEGOCIAÇÕES DIFÍCEIS

Uma crise econômica mundial, agravada pela retração de atividades em vários setores da economia em função da pandemia de Covid-19 foi o primeiro ingrediente colocado na mesa de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 com a Vale.

As discussões começaram pela lembrança de que as empresas, pelo Brasil afora, faziam reduções de jornadas e de salário. Inicialmente, a Vale propôs até um arrocho, com um rejeitado reajuste de 2,72% nos salários e zero de reajuste no cartão alimentação.

Conseguimos evoluir nas negociações com a determinação de não permitir nenhum direito a menos, para garantir nosso plano de saúde AMS e reajustes de todos os benefícios econômicos.

O Acordo Coletivo não pode ser analisado apenas pelos pontos mais destacados do reajuste salarial e do cartão alimentação. O documento garante todos os direitos estabelecidos no acordo anterior, mas também em tantos benefícios de valor econômico reajustados, a começar pelo nosso Plano de Saúde AMS, além daqueles que representam reembolsos para os trabalhadores.

Neste material, fazemos uma síntese dos principais pontos do Acordo Coletivo, para facilitar a compreensão da grande dimensão dos direitos que preservamos fizemos evoluir, mesmo diante da crise sistema enfrentada por todos.

A categoria aprovou ainda a contribuição negocial, equivalente a ½ dia de trabalho, para garantir a sustentabilidade estrutural, do jurídico e demais setores da entidade, sendo que o trabalhadores que não queiram contribuir terão 20 dias para entregar ao sindicato carta de próprio punho desautorizando o desconto.

Acompanhe e fiscalize o cumprimento do seu direito, acionando sempre o Sindicato em sua defesa.

tabela

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial