.: Notícia:.

 

Negociações
VEM DE NOVO A VALE COLOCANDO UM BODE NAS NEGOCIAÇÕES DO ESPECÃFICO
sem imagem

A primeira rodada de negociações com a Vale para o Acordo Coletivo de Trabalho Específico 2025/2027 foi uma lástima.


Com um discurso muito polido e lustrado, a empresa afirma sua pretensão de manter todos os direitos do Acordo Específico vigente, mas com um DETALHE: sem reajustar os valores dos benefícios econômicos, como tíquete-lanche, reembolso educacional, auxílio creche, valor de empréstimo de férias. Ou seja, com uma inflação que nos impede até de comer ovo e tomar café, a Vale quer congelar tudo e nos prejudicar severa e cruelmente em nossa capacidade de sustentação financeira.


Além destes pontos, devemos lembrar que no Acordo Coletivo Específico constam ainda direitos como prêmio assiduidade, definição de jornada em turno de 11 horas, adicionais noturno, de insalubridade, de hora extra, num documento com mais de 50 cláusulas retiradas do acordo nacional.


O Sindicato já deixou claro na mesa de negociações que não conversamos sobre congelamento, que precisamos reajustar benefícios pela inflação e ainda com ganho real, principalmente em itens com aumento maior de preços como na alimentação. Só levaremos para assembleia dos trabalhadores uma proposta decente e respeitosa.
Além disto, a empresa afirmou que descontinuará a ajuda de custo para ergonomia a trabalhadores que voltaram do home office para atividade presencial.


O METABASE MARIANA cobra uma negociação ampla e transparente e entendemos que os conflitos por descumprimento de direitos devem ser resolvidos em negociações e, na inflexibilidade patronal, através da solução judicial.


O Sindicato vem afirmando esta posição reiteradamente, sempre que divulgamos listas de trabalhadores para buscarem suas indenizações em ações vitoriosas na Justiça, lembrando que o ingresso judicial segue apenas quando as empresas se recusam em discutir o direito dos trabalhadores.


Esperamos no próximo dia 26 de março, data da próxima reunião, que a empresa discuta todas as reivindicações dos trabalhadores e possamos garantir um ambiente de trabalho com segurança e saúde, preservando também todas as conquistas dos acordos anteriores.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial