.: Notícia:.

 

Negociações ACT
Sindicatos rejeitaram a primeira proposta da Samarco para ACT/2020
sem imagem

O METABASE MARIANA e o Sindimetal-ES rejeitaram nesta quarta-feira, 23 de setembro, a primeira proposta da Samarco para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2020.

A empresa acenou com o reajuste salarial de 2,35%(abaixo da inflação, apena 80% do INPC) e outros itens econômicos da pauta, o que elevaria o piso salarial da categoria em apenas R$ 44,92.

A empresa propôs ainda manter os mesmos parâmetros de reembolsos e coberturas na assistência médica supletiva e reavaliar modelagem para vacinação contra covid-19 em forma de reembolso ou fornecimento.

Após a choradeira de sempre e de alegar que apenas em dezembro/2020 voltará a retomar uma capacidade produtiva de 26%, citar dívidas e prioridade de recontratação de ex- empregados, a empresa afirmou que só terá condição de avançar nas propostas econômicas se tiver a contrapartida de reduzir valores de horas extras e adicional noturno aos limites legais. O METABASE MARIANA e o Sindimetal protestaram imediatamente contra esta proposta indecorosa da empresa, com uma rejeição de forma indignada com a postura de tentar arrochar as condições econômicas dos trabalhadores.

Em reivindicação de Mariana, a empresa afirmou que poderá discutir a implementa­ção de um prêmio de assiduidade para novos contratados nas discussões do próximo acordo coletivo específico.

tab

Novas reuniões já foram agendadas para os próximos dias 29 e 30, em Vitória (ES), quando nos mobilizaremos na unidade dos sindicatos para que tenhamos uma proposta decente que possa ser submetida à delibera­ção da categoria.

No decorrer das negociações, informaremos ao final de cada reunião as respostas preliminares da empresa a cada uma das reivindicações da pauta.

Ressaltamos aos trabalhadores a importância da mobilização, pois estaremos certa­ mente num momento crônico para as nego­ciações e a unidade será determinante para alcançarmos um Acordo Coletivo justo.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial